Cisma Do Oriente E A Divisão Do Catolicismo Cisma Do Oriente

· 4 min read
Cisma Do Oriente E A Divisão Do Catolicismo  Cisma Do Oriente

De certo modo, isto em nada significou para que a  Santa Sé concordasse com uma simples adesão da Igreja Católica no Brasil ao liberalismo, muito menos que se tenha prestado a servir de “valioso instrumento na manutenção da ordem, que sacraliza e abençoa aos olhos do povo”49. Como sendo a ação da Confederação Católica uma questão de organização quase intuitiva, pois, ao contrário disso, a sua interpretação, dada a documentação da Secretaria de Estado, indicou que tudo estava perfeitamente alinhado às diretrizes da Santa Sé, presente em suas orientações. Nesse meio termo, a persistência de muitos problemas se relacionava a falta de padres nas dioceses, considerada a gravidade em algumas regiões isoladas geograficamente, como na Província Eclesiástica de Cuiabá, onde a Santa Se detinha seu olhar estratégico, e mais especificamente para as províncias eclesiásticas do Rio de Janeiro e de São Paulo.

  • Assim, a felicidade estaria nas coisas de Deus e não no mundo terreno, aproximando-o do pensamento de Platão.
  • As causas da Guerra dos Trinta Anos também passam pelos problemas da aliança da dinastia dos Habsburgo e do Sacro Império Romano-Germânico com a Igreja Católica.
  • Alheio a isso, as associações leigas, como, a Liga das Senhoras Católicas – L.S.C, as Congregações Marianas – C.M, entre outras, já vinham se constituindo com um apoio às atividades paroquiais.
  • Cremos que a Igreja manterá a integridade da fé até o fim dos tempos, não que cada uma das ações de todos os papas e bispos que já houve esteja acima de qualquer censura.



Nesse tempo, a Constituição de 1891 já havia secularizado o casamento e reconhecido o Decreto 181 de 24 de janeiro de 1891, que instituía o divórcio e designava apenas a separação de corpos e de bens, não permitindo um novo casamento. Essa separação era concedida em caso de adultério, sevícia, injúria grave ou abandono voluntário do domicílio conjugal. Com a emenda constitucional aprovada, para a Secretaria de Estado, tudo isso reafirmava o espírito laico da Constituição de 1891, mas, também, eliminando “[...] uma questão que poderia prejudicar as relações diplomáticas entre a Santa Sé e o Brasil”81. Ou seja, atendendo os interesses dos liberais e positivistas, explicitando que as relações do Estado com a Santa Sé eram estritamente diplomáticas e não religiosas. Por outro lado, ao colocar o nome da Santa Sé na Carta Constitucional ele atingiu um duplo objetivo .

Fé, Independe Da Religião


Em 1635, a França declarou guerra aos Habsburgo, iniciando o quarto e último período, chamado justamente de período francês. Derrotados definitivamente na Baviera, em 1634, os suecos tiveram que se retirar  do território alemão. Richelieu convenceu o rei da Suécia, Gustavo Adolfo, a atacar o império de Fernando 2o. Protestante e interessado em obter territórios e reduzir o poder Habsburgo sobre seus domínios em Holstein, Cristiano declarou guerra contra os Habsburgo, contando com o apoio de guerreiros holandeses. Cabe lembrar que a Holanda, recém independente do ramo espanhol dos Habsburgo, era predominantemente protestante. Havia divergências entre luteranos e calvinistas, o que enfraqueceu os protestantes e abriu espaço para a contra ofensiva católica.

  • Desta feita, diante dos ataques vindos de vários grupos ao poder temporal da Igreja, o Papa optou por um diálogo com o mundo moderno, confiando que a Igreja nada tinha a temer32.
  • O objetivo era garantir ao Papa, a autoridade máxima da Igreja Católica, a legitimidade para mediar conflitos entre os Estados e dentro dos Estados.
  • Ela pode adequar-se com uma carência moral de coerência moral, a um sentido ritualista individualista do culto, à ausência de um sentido de Igreja, à presença de relações contratuais nos cultos.
  • E é exatamente neste ponto que reside, nesta primeira parte da obra em análise, o grande salto analítico de Domingues, pois “a atitude enaltecedora do projeto português no Brasil não pode ser generalizada” (Domingues, 2007, p. 54).


Depois de sofrer perseguições, ele conquistou poder e muitos adeptos, se transformando na religião oficial do Império, em 380.  https://eriksen-schofield.blogbright.net/50-frases-de-salmos-para-status-que-louvam-ao-senhor-e-te-abencoam  consolidação, no entanto, só veio com a conversão dos povos germânicos ao catolicismo, que era feita de forma violenta, muitas vezes. Nela, suplicava aos bispos do mundo cristão para  consolidar a unidade da igreja e evitar as inclinações judaizantes.

Monique Medeiros, Ré Em Caso Henry, Volta A Trabalhar Na Educação Do Rio


Ainda assim, avanços foram conquistados pela Igreja por meio de concordatas com a Europa, posto que havia comprometimentos em face da segunda grande guerra, tendo a igreja por assinar uma concordata para garantir os interesses da Igreja Católica135. Daí essa mistura de uma estrutura organizacional do laicato já existente, resultou no que a Santa Sé chamaria de uma “coisa própria do Brasil”113. A instalação dessa modalidade brasileira pode ser explicada pelas particularidades internas da Igreja no Brasil e pela percepção que a Santa Sé tinha sobre as condições do operariado no país.

  • Reforma Protestante é o nome dado ao movimento reformista que surgiu no cristianismo em 1517 por meio do monge agostiniano Martinho Lutero.
  • Meu tema é mais modesto e restrito, pois vou me limitar a falar sobre o Brasil e a contribuição do Catolicismo para a formação do que se convencionou chamar de “cultura brasileira”.
  • Por enquanto, é importante considerar pelo menos que esses elementos não devem ser descartados de antemão em nome de uma sociologia do declínio católico.